Bolo de Mandioca

Confira o passo a passo em fotos desta receita de bolo de mandioca. Por fora ele fica douradinho e por dentro é um bolo úmido e cremoso. Em algumas regiões do Brasil ele é chamado de bolo de aipim cru mas, seja qual for o nome que você dá para ele, uma coisa é certa: vale a pena preparar e provar!

Receita de Bolo de mandioca simples

Ingredientes do Bolo de Mandioca

  • 1 quilograma de mandioca, aipim ou macaxeira
  •  1 xícara de açúcar (160 gramas)
  •  1 xícara de coco ralado (80 gramas)
  •  ½ xícara de leite (120 mililitros)
  •  4 ovos médios
  •  2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  •  1 colher de chá de fermento em pó para bolo

Modo de Preparo

  1. Ligue o forno nos 180ºC. Em seguida descasque a mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira noutras regiões do Brasil) e rale bem até obter uma massa como a da foto. Coloque essa massa de mandioca num pano, enrole como uma trouxinha e aperte bem, para espremer e eliminar o máximo de líquido. Reserve a mandioca.
  2. Na batedeira ou no liquidificador bata os ovos com a manteiga, o açúcar e o leite até obter uma mistura suave e líquida.
  3. Seguidamente adicione a mandioca crua ralada e o coco ralado na mistura anterior e mexa até incorporar. Acrescente o fermento peneirado e mexa levemente.
  4. Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm com buraco e coloque a massa do bolo nela. Leve ao forno preaquecido nos 180ºC e asse por 45 minutos ou até o bolo passar no teste do palito – no entanto lembre que esse bolo não fica fofinho, ele tem uma consistência semelhante a pudim.
  5. Seu bolo de mandioca sem trigo está pronto! Retire do forno, espere esfriar e sirva no café da manhã ou no seu lanche acompanhado por um café ou por um chá. Bom apetite e conte nos comentários o que você achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *